AROS:

 

São os aros de dão sustenção as cúpulas, para fazer a estrutura de uma cúpula utilizamos 1 aro liso e 1 aro bocal. Também podemos fazer uma cúpula com uma armação (é uma péça única).

 

Os aros podem ser classificados da seguinte forma:

Aro LISO e o Aro bocal (CHAPINHA ou LIRA)

 

Para cúpulas de abajur somente é usado o CHAPINHA, este aro possui 3 hastes que no meio delas sustentam a CHAPINHA (local aonde o soquete passa), esta CHAPINHA tem um círculo de ferro reforçado de tamanho médio, que no Brasil possui 34mm e as importadas (EUA e Europa) 41mm. 

Quando se possui uma base de abajur no qual a cúpula fica frouxa, isto é bamba, possivelmente é porque ela possui uma CHAPINHA IMPORTADA e neste caso é possível resolver colocando um redutor.

IMG_2586_editado
IMG_2573_editado
IMG_2588_editado

Quando é para um pendente, o melhor aro a se utilizar é o aro com a LIRA.  A Lira é um tipo de suporte do soquete.

 

Nas imagens abaixo, pode - se observar que o aro é composto por 3 hastes e no meio uma pequena circunferência de ferro reforçado, que se chama LIRA (por ser mais plano traz uma sustentabilidade melhor para o soquete).

É possivel utilizar um ARO CHAPINHA em um pendente mas estéticamente e por conta da estabilidade a LIRA é a recomendada.

Lira
Lira
Lira

OPALINA ou ACETATO:

É o material que fica entre os aros, é também ele que é revestido de tecido, papel decorativo, contact ou papel de parede.

Este material pode ser classificado da seguinte forma:

Sua cor, pode ser branco (é o que mais vemos),  o leitoso (este a cúpula fica mais delicada, mais sútil) e o transparente, que é mais mais apropriado para cúpulas forradas de tecido de tapeçaria, tecidos escuros, cúpulas double face (tecido dentro e fora da cúpula).

No universo destes 3 tipos podem ser subdivididos por sua gramatura (vamos também dizer expessura). Para cúpulas pequenas e médias (até 45cm de diâmetro, caso não saiba medir uma cúpulaé só você dar uma olhadinha no nosso blog), a gramatura utilizada em cúpulas frágeis (com material de pouca resistência) é usado gramatura de 30mm. Também encontramos fabricantes ou artesãos que utilizam gramatura de 35mm que é mais resistente. Nó fabricamos de 38mm por acharmos que as cúpulas ficam mais resistêntes.

Para cúpulas maiores, muitos fabricantes utilizam a de 40mm ou até 50mm mas nós preferimos utilizar a de 60mm.

Continuando nas opalinas (branca e natural) também tem a largura delas.....praticamente 90% das fábricas produzem de 80cm mas nós temos de 100cm (pois permite melhor aproveitamento).

 

Na transparente existem outras larguras tais como 35cm, 45cm, 65cm (a qual trabalhamos).