1) Lixe o lado brilhante da opalina com a lixa fina e limpe o excesso de pó;
2) Com o rolinho bem úmido com a cola branca, passe em toda a opalina;
3) Posicione na lateral esquerda da opalina, o tecido cortado, a 1,3 cm(régua) da borda da opalina e cole o tecido passando a mão suavemente de cima para baixo e com o outra mão segure o tecido em pé deixando sobrar tecido para os lados superior e inferior e vá até a lateral direita.
4) No final da lateral direita, corte uma borda de tecido de 1,3cm(régua) e cole para o lado de dentro da opalina, como acabamento.
5) Marque os cantos dos aros na opalina, no lado superior e inferior tentando deixá-los iguais em cima e embaixo (perpendiculares). Vinque com a ponta da chave de fenda entre as duas marcações na opalina sem quebrar e passe o ferro de passar e com temperatura média no lado do tecido até que forme o conato perfeito.
6) Una as laterais com clips, dando um transpasse de (+ou-) 2,5cm . Vire a borda do tecido ao avesso, posicione os aros na borda da opalina, ajuste para que fiquem na mesma medida, faça uma pequena marcação à lápis;
7) Passe a fita dupla face 3M para próximo da marcação de lápis e vinque com o cabo da tesoura, para que fique bem firme, passe a cola branca na borda do tecido, retire a película de proteção e junte com a outra lateral da opalina na marca feita pelo lápis.
8) Passe a fita dupla face branca nos dois aros.
9) Encaixe um aro de cada vez nas bordas da opalina, deixando rente a borda, desvire o tecido para dentro.
10) No aro com base para lâmpada, dê um pique nas hastes para conseguir o acabamento.
11) Use a chave de fenda para então começar a embutir o tecido entre o aro e a opalina. Faça o mesmo procedimento de embutir dos dois lados, finalizando totalmente a cúpula.